Agência decidiu criar um "selo" que sinaliza quando a IA generativa é usada
- Eu te ensino
- 25 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Uma agência decidiu criar um "selo" que sinaliza quando a inteligência artificial generativa é usada na publicidade, em resposta ao aumento do uso dessas ferramentas na criação de conteúdo online. O objetivo é ajudar a esclarecer se uma imagem ou vídeo é genuíno ou uma montagem gerada por IA. Este selo de transparência é uma iniciativa gratuita que qualquer pessoa ou agência pode usar. A ideia é disponibilizar o selo para download e encorajar a sua disseminação na comunidade criativa. A presidente da agência, Aline Rossin, destaca que o objetivo é informar os clientes e consumidores sobre o uso da inteligência artificial generativa no processo criativo.
Luiz Lara, presidente do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp-Meios) e presidente da Lew'Lara/TBW, vê essa iniciativa como positiva para o mercado publicitário e os consumidores, considerando o impacto crescente das ferramentas de IA na propaganda. Ele enfatiza que a comunicação sempre se reinventa e incorpora inovações para se manter atualizada.
A inspiração para criar o selo veio após uma campanha da Volkswagen que usou IA para reunir Elis Regina e Maria Rita em um comercial, onde mãe e filha cantavam juntas. A repercussão negativa da campanha motivou a agência a desenvolver o selo como uma forma de transparência.
A presidente da agência espera que outros nomes do mercado adotem o selo e tem promovido encontros com outros executivos para integrar essa ferramenta ao processo criativo das agências, transformando-a em um movimento para garantir transparência com o público e os clientes.
Comments