O Google tentou negociar com a Apple para ter seu app de busca pré-instalado em todos os iPhones
- Eu te ensino
- 8 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
O Google tentou negociar com a Apple para ter seu aplicativo de busca pré-instalado em todos os iPhones em 2018. A revelação veio à tona durante o depoimento do CEO do Google, Sundar Pichai, no julgamento antitruste da empresa na segunda-feira (30).
Atualmente, os aplicativos do Google não são pré-instalados nos iPhones, pois a Apple recusou a proposta. De acordo com o chefe da gigante das buscas, a ideia era proporcionar benefícios para ambas as empresas: mais lucro para a Apple e um maior controle sobre os dados que circulam nos iPhones.
A forma como essa parceria se concretizaria permanece um mistério. Possivelmente, a Apple teria que ajustar recursos nativos do iOS para integrar melhor o mecanismo de busca, incluir mais widgets nativos para facilitar as pesquisas online e até mesmo reformular o recurso Spotlight.
De acordo com Pichai, em 2018, a Apple estava preocupada com a desaceleração de sua receita, enquanto os ganhos gerais do Google estavam em rápido crescimento. O Google tentou entender o motivo dessa discrepância e concluiu que isso estava relacionado à fraqueza de certos produtos da Apple, como a Siri.
No entanto, o Google tinha interesse nos dados gerados pelo Safari, o segundo mecanismo de busca mais utilizado no mundo, controlado inteiramente pela Apple. Para estabelecer uma parceria, Pichai propôs a inclusão do aplicativo de busca do Google no iOS, com um compromisso de oferecer suporte ao produto a longo prazo.
Atualmente, o processo antitruste contra o Google investiga como a onipresença da empresa afeta a concorrência e acusa a empresa de violar leis antitruste nos Estados Unidos. Recentemente, dados revelaram que o Google gastou US$ 26,3 bilhões em 2021 para manter sua posição como mecanismo de busca padrão em dispositivos móveis, navegadores e outras plataformas, sendo que US$ 18 bilhões desse montante foram direcionados à Apple.
Há indícios de que a Apple está desenvolvendo seu próprio mecanismo de busca para substituir o Google, e rumores sugerem que o lançamento desse serviço está cada vez mais próximo.
Comments