top of page

Sites bloqueiam robôs que abastecem a IA

Vários sites de renome, incluindo Amazon, Reuters e The New York Times, bloquearam recentemente o GPTBot da OpenAI, um robô lançado para rastrear textos na internet e ajudar a treinar o ChatGPT. Até o dia 22 de agosto, pelo menos 69 sites bloquearam o acesso ao GPTBot, de acordo com uma análise da Originality.ai, uma empresa que verifica conteúdo gerado por IA e plágio.


Essa obstrução impede que o GPTBot acesse e utilize conteúdo protegido por direitos autorais para treinar o chatbot de IA. O estudo revelou que pelo menos 15% dos mil sites mais populares bloquearam o GPTBot nas últimas duas semanas, e essa porcentagem continua aumentando.


A proteção dos direitos autorais de conteúdos utilizados por IAs generativas tem sido uma questão em debate há algum tempo. Em janeiro, por exemplo, a Getty Images processou os criadores da IA Stable Diffusion por treinar seu sistema com imagens protegidas por direitos autorais.


O ChatGPT, lançado em novembro do ano passado, desencadeou uma onda de IA generativa que é capaz de gerar textos, imagens e até mesmo vídeos. Grandes empresas como Microsoft e Google também estão investindo mais nessa área, influenciadas por essa nova tecnologia.




Comments


trends (2).png

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email

Fique por dentro das Trends

Obrigado por se inscrever

bottom of page