top of page

Amazon entra na corrida de IA generativa com novo serviço de nuvem

Atualizado: 18 de mai. de 2023

A Amazon está lançando um serviço de nuvem chamado Bedrock que os desenvolvedores podem usar para aprimorar seu software com sistemas de inteligência artificial que podem gerar texto, semelhante ao mecanismo por trás do popular chatbot ChatGPT desenvolvido pela OpenAI, startup apoiada pela Microsoft.

O anúncio indica que o maior provedor de infraestrutura de nuvem não deixará uma área de crescimento da moda para concorrentes como Google e Microsoft , que começaram a oferecer aos desenvolvedores grandes modelos de linguagem que eles podem explorar. De um modo geral, grandes modelos de linguagem são programas de IA treinados com grandes quantidades de dados que podem compor texto humano em resposta a solicitações que as pessoas digitam.


Por meio de seu serviço de IA generativa Bedrock, a Amazon Web Services oferecerá acesso a seus próprios modelos de linguagem chamados Titan, bem como modelos de linguagem das startups AI21 e Anthropic, apoiada pelo Google, e um modelo para transformar texto em imagens da startup Stability AI . Um modelo Titan pode gerar texto para postagens de blog, e-mails ou outros documentos. O outro pode ajudar na busca e personalização.

“A maioria das empresas quer usar esses grandes modelos de linguagem, mas os realmente bons levam bilhões de dólares para treinar e muitos anos e a maioria das empresas não quer passar por isso”, disse Andy Jassy, ​​CEO da Amazon, no programa “Squawk Box” da CNBC na quinta- feira . “Então, o que eles querem fazer é trabalhar a partir de um modelo fundamental que já é grande e excelente e, em seguida, ter a capacidade de personalizá-lo para seus próprios propósitos. E é isso que Bedrock é.”

A iniciativa Bedrock ocorre um mês depois que a OpenAI anunciou o GPT-4 , um grande modelo de linguagem que alimenta o ChatGPT, um chatbot que se tornou viral após seu lançamento em novembro. A competição mais formidável para os negócios AWS da Amazon vem da Microsoft, que investiu bilhões na OpenAI e fornece à startup poder de computação por meio de sua nuvem Azure.


As pessoas que usam o ChatGPT e o chatbot Bing da Microsoft com base em modelos de linguagem OpenAI às vezes encontram informações imprecisas , devido a um comportamento chamado alucinação , em que a saída pode parecer convincente, mas na verdade não tem nada a ver com os dados de treinamento. A Amazon está “realmente preocupada com” a precisão e garantindo que seus modelos Titan produzam respostas de alta qualidade, disse Bratin Saha, vice-presidente da AWS, à CNBC em uma entrevista.

Os clientes poderão customizar os modelos Titan com seus próprios dados. Mas esses dados nunca serão usados ​​para treinar os modelos Titan, garantindo que outros clientes, inclusive concorrentes, não acabem se beneficiando desses dados, disse outro vice-presidente.


Sivasubramanian e Saha se recusaram a falar sobre o tamanho dos modelos Titan ou identificar os dados que a Amazon usou para treiná-los, e Saha não quis descrever o processo que a Amazon seguiu para remover partes problemáticas dos dados de treinamento do modelo.

Comments


trends (2).png

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email

Fique por dentro das Trends

Obrigado por se inscrever

bottom of page