top of page

Google planeja mudanças radicais de pesquisa para derrotar rivais de IA

A gigante da tecnologia está correndo para proteger seu negócio principal com uma enxurrada de projetos, incluindo atualizações para seu mecanismo de busca e planos para um totalmente novo.


Os funcionários do Google ficaram chocados quando souberam em março que a gigante sul-coreana de eletrônicos Samsung estava considerando substituir o Google pelo Bing, da Microsoft, como mecanismo de busca padrão em seus dispositivos.

Durante anos, o Bing foi um mecanismo de busca também administrado. Mas tornou-se muito mais interessante para os especialistas da indústria quando recentemente adicionou uma nova tecnologia de inteligência artificial.


A reação do Google à ameaça da Samsung foi de “pânico”, de acordo com mensagens internas analisadas pelo The New York Times. Estima-se que US$ 3 bilhões em receita anual estavam em jogo com o contrato da Samsung. Outros US$ 20 bilhões estão vinculados a um contrato semelhante da Apple que será renovado este ano.


Concorrentes de IA como o novo Bing estão rapidamente se tornando a ameaça mais séria ao negócio de busca do Google em 25 anos e, em resposta, o Google está correndo para construir um novo mecanismo de busca com tecnologia. Também está atualizando o existente com recursos de IA, de acordo com documentos internos analisados ​​pelo The Times.

Os novos recursos, sob o nome de projeto Magi, estão sendo criados por designers, engenheiros e executivos que trabalham nas chamadas salas de sprint para ajustar e testar as versões mais recentes. O novo mecanismo de busca ofereceria aos usuários uma experiência muito mais personalizada do que o serviço atual da empresa, tentando antecipar as necessidades dos usuários.


Lara Levin, porta-voz do Google, disse em comunicado que “nem todo brainstorming ou ideia de produto leva a um lançamento, mas, como dissemos antes, estamos entusiasmados em trazer novos recursos baseados em IA para a pesquisa e compartilharemos mais detalhes em breve.”


Bilhões de pessoas usam o mecanismo de busca do Google todos os dias para tudo, desde encontrar restaurantes e direções até entender um diagnóstico médico, e aquela simples página em branco com o logotipo da empresa e uma barra vazia no meio é uma das páginas da web mais usadas no mundo . As mudanças teriam um impacto significativo na vida das pessoas comuns e, até recentemente, era difícil imaginar algo que o desafiasse.


O Google está preocupado com os concorrentes movidos a IA desde que a OpenAI, uma startup de San Francisco que está trabalhando com a Microsoft, demonstrou um chatbot chamado ChatGPT em novembro. Cerca de duas semanas depois, o Google criou uma força-tarefa em sua divisão de buscas para começar a construir produtos de IA, disseram duas pessoas com conhecimento dos esforços, que não estavam autorizados a discuti-los publicamente.

Comments


trends (2).png

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email

Fique por dentro das Trends

Obrigado por se inscrever

bottom of page