IA em uma cidade antiga: a tecnologia pode ajudá-lo em suas férias na Europa?
- Eu te ensino
- 17 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2023
ROMA — “Quando em Roma, faça como os romanos”, diz o provérbio.
Mas e se você estiver na capital italiana por apenas um dia e quiser se encaixar o máximo possível em sua história e cultura?
Claro, você pode reservar algumas horas para planejar sua viagem ou tentar reservar um guia turístico para levá-lo ao redor da “Cidade Eterna”.
Mas agora há uma terceira opção: aplicativos de turismo, sites e chatbots que usam inteligência artificial para personalizar roteiros para o usuário com base em suas preferências e tempo.
Eles estão surgindo rapidamente, então a NBC News decidiu testar três deles.
Decidimos experimentar o ChatGPT , um chatbot peculiar desenvolvido pela empresa de inteligência artificial OpenAI que não foi projetado especificamente para planejamento de viagens. Junto com programas semelhantes, sua fluência vem em grande parte de ter sido treinada em gigantes tesouros de texto extraídos da internet, mas não tem a capacidade de filtrar o que é preciso ou não e chegou às manchetes nos últimos meses por causa de algumas de suas respostas controversas e perturbadoras.
Também usamos iplan.ai, um aplicativo que você pode baixar para o seu telefone, e usevacay.com, um chatbot e planejador de itinerário que usa a tecnologia GPT da OpenAI para ajudá-lo a personalizar sua viagem.
Nossas escolhas foram baseadas em recomendações de sites de tecnologia.
Digamos que os resultados foram, na melhor das hipóteses, mistos.
Nosso dia começou no La Bottega del Caffé, um bar e restaurante na Piazza Madonna dei Monti, uma praça de pedestres em um bairro boêmio perto do Coliseu e do Fórum.
Aproveitando o glorioso sol da manhã de primavera, abrimos nossos telefones e baixamos o iplan.ai, um aplicativo de “planejador de viagens inteligente” que afirma produzir “um plano de viagem feito sob medida para qualquer tipo de viagem”, em apenas alguns segundos.
Com uma interface simples e amigável, o aplicativo nos permitiu escolher a cidade, o número de dias que passaríamos lá, nossos interesses, nosso orçamento e a hora do dia que queríamos usá-la. Sem usar frases longas, ele também se conectava ao Google Maps para que você pudesse ler as avaliações.
No tempo necessário para tomar um café expresso, apareceu um itinerário detalhado para o dia e a noite, incluindo uma lista de alguns dos marcos mais populares de Roma, como o Coliseu e a Fontana di Trevi . Restaurantes para almoçar e jantar, bem como um bar para um aperitivo à noite também estiveram entre as sugestões.
Até agora tudo bem.
Mas uma inspeção mais detalhada dos horários revelou uma falha.
Comentários