Meta explica como sua Inteligência Artificial seleciona o conteúdo exibido
- Eu te ensino
- 15 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
A Meta, empresa por trás do Instagram e do Facebook, está explicando como sua inteligência artificial (IA) seleciona o conteúdo exibido aos usuários enquanto eles rolam o feed. Segundo Mark Zuckerberg, CEO da empresa, mais de 20% do conteúdo é curado pela IA. Agora, a Meta está fornecendo insights sobre o funcionamento dessa tecnologia de recomendação de conteúdo.
O processo começa com a compreensão do conteúdo, utilizando modelos de produção que classificam tópicos, gêneros, previsões de hashtags e agrupamentos por similaridade. A IA também analisa as preferências dos usuários, utilizando modelos de atenção em larga escala, redes neurais gráficas, aprendizado de poucos disparos e outras técnicas.
A tecnologia também incorpora o feedback dos usuários. Através de sistemas com dezenas de trilhões de parâmetros, a IA entende as preferências dos quase 3 bilhões de usuários das plataformas sociais da Meta, incluindo o que os novos usuários desejam com apenas alguns cliques, e é capaz de responder em tempo real.
Além disso, os usuários têm a opção de descobrir por que determinado conteúdo é exibido em seus feeds. No Instagram, o botão "Por que você está vendo essa publicação" fornece detalhes sobre as decisões da IA em mostrar aquele post específico.
Embora a IA seja responsável por grande parte das recomendações de conteúdo, as pessoas não dependem inteiramente dela e têm a capacidade de treinar as plataformas de acordo com seus gostos. No Instagram, é possível indicar interesses ou desinteresses usando o botão "Não estou interessado", que foi introduzido em 2021. No Facebook, é possível personalizar o conteúdo com as opções "Mostrar mais" ou "Mostrar menos".
Essas ferramentas e recursos visam fornecer aos usuários um maior controle sobre o conteúdo que veem em seus feeds e aprimorar a experiência geral nas redes sociais da Meta.
Comments