Música gerada por IA usando os vocais de Drake e The Weeknd se torna viral, levantando questões lega
- Eu te ensino
- 18 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2023
Uma música usando os vocais de Drake e The Weeknd , gerada usando inteligência artificial (IA), se tornou viral no TikTok.
A música, intitulada "Heart on my Sleeve", aparentemente clonou as vozes dos dois rappers para criar uma música sobre Selena Gomez, a ex-namorada de The Weeknd. O criador da música atende por @GhostWriter no TikTok e compartilhou vários vídeos na conta usando a nova música.
O vídeo original anunciando a música tem atualmente 10 milhões de visualizações. Três outros vídeos compartilhados por @GhostWriter têm pouco mais de um milhão de visualizações.
"Heart on my Sleeve" também foi colocada no Spotify pelo criador do TikTok, que se veste de fantasma e permanece anônimo.
Embora Drake não tenha feito nenhum comentário sobre este novo single, ele compartilhou anteriormente seus pensamentos sobre IA no Instagram.
"Esta é a gota d'água da IA", ele compartilhou quando um clipe gerado por IA dele cantando "Munch (Feeling You)" do Ice Spice apareceu.
A gravadora Universal Music Group (UMG) também se manifestou contra a música gerada por IA usando vozes de músicos consagrados. A empresa, uma das três maiores do mundo, teria enviado uma carta ao Spotify e à Apple Music solicitando que os serviços de streaming proíbam as empresas de IA de acessar bibliotecas de música.
“O sucesso da UMG deve-se, em parte, à adoção de novas tecnologias e a colocá-las para trabalhar para nossos artistas – como já fazemos com nossa própria inovação em torno da IA há algum tempo”, disse um porta-voz da UMG à Fox News Digital. "Dito isso, no entanto, o treinamento de IA generativa usando a música de nossos artistas (o que representa uma violação de nossos acordos e uma violação da lei de direitos autorais), bem como a disponibilidade de conteúdo infrator criado com IA generativa em DSPs, implora ao questionar de que lado da história todas as partes interessadas no ecossistema da música querem estar: do lado dos artistas, fãs e expressão criativa humana, ou do lado dos deep fakes, fraudes e negando aos artistas sua devida compensação."
“Esses casos demonstram por que as plataformas têm uma responsabilidade legal e ética fundamental de impedir o uso de seus serviços de maneira que prejudique os artistas”, continuou o comunicado. “Estamos encorajados pelo envolvimento de nossos parceiros de plataforma nessas questões – pois eles reconhecem que precisam fazer parte da solução”.
Muitos comentários no TikTok observaram que pode haver alguns problemas legais no futuro em relação à música gerada por IA .
"Estamos testemunhando uma nova era da música", escreveu um usuário. “Em breve será ilegal fazer isso e as pessoas estarão compartilhando músicas de IA de fogo em voz baixa”.
"Lawsuit - por Drake ft THE Weeknd", outro usuário brincou.
"Drake sem palavras", acrescentou outro. "Eu estaria furioso!"
No entanto, outros reconheceram que a música é "muito boa".
"NÃO, ISSO É BOM O QUE É BOM", escreveu uma pessoa.
“A IA está ficando perigosamente boa”, acrescentou outro.
Drake e The Weeknd já se apresentaram juntos durante a turnê "Nothing was the Same" de Drake em 2014. Os dois também colaboraram em músicas, incluindo "Crew Love" e "The Zone".
Comments