top of page

Veículos elétricos

Atualizado: 18 de mai. de 2023

O improvável centro da revolução da bateria EV da América

COMMERCE, Geórgia — A fábrica de baterias ao norte de Commerce é difícil de perder. Ele paira sobre a Interestadual 85 como um monólito: paredes cinzas com muitos andares de altura, um vasto estacionamento que se estende por quase um quilômetro. Na internet, alguns funcionários reclamam de ter que percorrer longas distâncias para chegar aos seus postos.

Em uma tarde de sexta-feira no final de março, dezenas de trabalhadores faziam fila na guarita para começar seus turnos construindo baterias para veículos como o Ford F-150 Lightning e o Volkswagen ID.4. A fábrica, inaugurada no início de 2022, emprega mais de 2.600 pessoas cerca de um terço da população da cidade.

A fábrica de baterias, operada e de propriedade da ala norte-americana da empresa sul-coreana SK Group, faz parte de uma abundância de investimentos em veículos elétricos que estão transformando a zona rural da Geórgia de cidades tranquilas e sonolentas em um movimentado “cinturão de baterias”. Mas mesmo que o governador Brian Kemp (R) pretenda tornar a Geórgia a “capital da mobilidade elétrica da América”, ele e outros republicanos estão fazendo pouco para colocar mais EVs nas estradas estaduais - ou para reconhecer as razões climáticas por trás da mudança.

A Geórgia não é o único estado com um governador republicano a colher enormes benefícios do impulso da energia limpa. Muitos dos principais projetos anunciados desde que o presidente Biden assinou a Lei de Redução da Inflação, que inclui numerosos incentivos à energia limpa , estão chegando aos distritos congressionais representados pelos republicanos . Agora, a questão-chave é se os empregos que esses projetos trazem para esses estados mudarão as atitudes públicas sobre a mudança climática – ou falharão em superar a divisão nacional.

“É bastante surpreendente que muitos recursos estejam sendo canalizados para estados vermelhos”, disse Thomas Oatley, professor de ciência política na Universidade de Tulane.

Até agora, a Geórgia é um dos maiores vencedores na busca por empregos em energia limpa. Desde 2020, atraiu 35 projetos relacionados a veículos elétricos e cerca de 27.400 empregos . Com US$ 15,27 bilhões prometidos até agora, o estado lidera o país em novos investimentos em energia limpa. Fabricantes de baterias e veículos em particular - bem como fábricas de reciclagem de baterias e fornecedores de autopeças - migraram para os estados do sul, buscando créditos fiscais federais expandidos e generosos incentivos estaduais.

Os sinais dessa mudança estão por toda parte. Cerca de uma hora e meia a sudoeste de Commerce, as escavadeiras estão abrindo caminho para a fábrica de 20 milhões de pés quadrados e US $ 5 bilhões da fabricante de caminhões elétricos Rivian - que supostamente incluirá uma pista de teste de direção e uma "trilha de aventura". E na costa, a apenas 30 milhas de Savannah, a montadora coreana Hyundai está construindo uma “metafábrica” que promete produzir 300.000 veículos elétricos por ano.

Comments


trends (2).png

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email

Fique por dentro das Trends

Obrigado por se inscrever

bottom of page